Instituto Renascer

semirenascerpoa@gmail.com 

Ligue:

51 3225-2152

Endereço: 

Rua Evangelina  Porto ,48, Bairro Partenon

91510-510 - Porto Alegre/RS 

Nota Fiscal Gaúcha, Globo, Brasil, Política, Facebook, Twiter, Instagram

PROJETOS

1

Pré Enem em EAD 

O Projeto Pré-Enem em EAD é uma plataforma

online disponível para jovens que pretendem prestar o vestibular do Enem. A ideia é que o programa sirva como um material de apoio em que os estudantes possam acessar a qualquer momento. 

2

Redação Online 

O Redação Online foi idealizado para preparar os jovens para a redação do Enem. O projeto possui um espaço para a dissertação do texto e após, a correção da mesma exibindo os pontos a melhorar. O objetivo é aperfeiçoar a escrita dos estudantes e buscar uma pontuação satisfatório no vestibular. 

3

Intermediação Voluntária 

O programa disponibiliza gratuitamente de uma ferramenta online para facilitar o encontro de pessoas e entidades dispostas a fazer o bem. Para isso, o projeto proporciona um formulário de cadastramento para Ongs e pessoas que precisam ou queiram contribuir para uma ação social.

4

Projeto Gabryel Delgado na Guarda (Turno Inverso)  

 

A proposta do Projeto Social na Guarda atua por intermédio da luta jiu-jitsu para crianças e adolescentes carentes. Tem como primazia promover o autocontrole, boa convivência social dentro e fora do tatame e prioriza a cultura de paz. O programa está localizado no Centro de Porto Alegre e atende cerca de 50 crianças atualmente.

5

Saúde Mental 

 

Os Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residências Terapêuticas, são casas, locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.
As Residências Terapêuticas foram instituídas pela Portaria nº 106 de fevereiro de 2000 e são parte integrante da Política de Saúde Mental do Ministério da Saúde. Esses dispositivos, inseridos no âmbito do Sistema Único de Saúde, são centrais no processo de desinstitucionalização e reinserção social dos egressos dos hospitais psiquiátricos.
Tais casas são mantidas com recursos financeiros anteriormente destinados aos leitos psiquiátricos. Assim, para cada morador de hospital psiquiátrico transferido para a residência terapêutica, igual número de leitos psiquiátricos deve ser descredenciado do SUS e os recursos financeiros que os mantinham devem ser realocados para os fundos financeiros do estado ou do município para fins de manutenção dos Serviços Residenciais Terapêuticos.
Em todo o território nacional existem mais de 470 residências terapêuticas.
Porto alegre está no mapa de referência em residencial terapêutico, o Instituto Renascer hoje trabalhar com 3 unidade a SRT JARDIM IPIRANGA, PARTENON E AZENHA. Abrigando 30 internos oriundos da cidade de Porto Alegre. Em Porto Alegre são previstas 10 unidades SRTS espalhadas por toda cidade. Nos residências os internos têm a chance de viver em paz e tranquilidade fazendo assim a unidade de seu lar.
O Instituto Renascer está de portas abertas para voluntários que queiram colaborar com nossas iniciativas. Sejá um voluntario Renascer!

6

Casas Semi-liberdade 

 

As Casas Semiliberdade do Instituto Renascer tem uma parceria com o Programa RS Socioeducativo desenvolvido pela Secretaria da Justiça e do Desenvolvimento Social e pela Fase desde 2018, situadas nos bairros Partenon e São Geraldo, em Porto Alegre. Cada Casa possui aproximadamente 25 profissionais para atender 20 jovens em conflito com a lei.

Casas terapêuticas
Os Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residências Terapêuticas, são destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.  As residências são localizadas na cidade de Porto Alegre, nos bairros: Vila Ipiranga, Intercap e Centro. Há 14 profissionais, atendendo, em média, dez pessoas.